Análise fenomenológica da distração infantil
DOI:
https://doi.org/10.37067/rpfc.v1i1.1047Palavras-chave:
Psicopatologia da Infância, Desatenção, Distração, Distraído-Dissolvido, Distraído-Absorvido.Resumo
Através da observação fenomenológica, esse artigo propõe a formulação de dois casos típicos ideais: o distraído-dissolvido e o distraído-absorvido. Ambos casos típicos descrevem crianças que teriam como apresentação clínica comum o sintoma desatenção (distração); porém, pelo método fenomenológico, é possível caracterizar as particularidades estruturais de cada caso. Enquanto o distraído-dissolvido apresenta uma estrutura de consciência desconectada do fluxo temporal contínuo, o distraído-absorvido apresenta uma estrutura de consciência distanciada do espaço externo com predomínio do interno. Ambas descrições receberiam o mesmo diagnóstico e a mesma proposta terapêutica de acordo com a classificação nosográfica por sintomas, porém, ao observar as diferenças estruturais, sugerimos intervenções distintas em cada caso.Downloads
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Publicado
2012-10-17
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Seção
Artigo
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