Análise fenomenológica da distração infantil

Autores

  • Daniela Ceron-Litvoc

DOI:

https://doi.org/10.37067/rpfc.v1i1.1047

Palavras-chave:

Psicopatologia da Infância, Desatenção, Distração, Distraído-Dissolvido, Distraído-Absorvido.

Resumo

Através da observação fenomenológica, esse artigo propõe a formulação de dois casos típicos ideais: o distraído-dissolvido e o distraído-absorvido. Ambos casos típicos descrevem crianças que teriam como apresentação clínica comum o sintoma desatenção (distração); porém, pelo método fenomenológico, é possível caracterizar as particularidades estruturais de cada caso. Enquanto o distraído-dissolvido apresenta uma estrutura de consciência desconectada do fluxo temporal contínuo, o distraído-absorvido apresenta uma estrutura de consciência distanciada do espaço externo com predomínio do interno. Ambas descrições receberiam o mesmo diagnóstico e a mesma proposta terapêutica de acordo com a classificação nosográfica por sintomas, porém, ao observar as diferenças estruturais, sugerimos intervenções distintas em cada caso.

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Publicado

2012-10-17

Edição

Seção

Artigo