Implicações teórico-práticas do conceito de ipseidade de Paul Ricoeur para a psicopatologia fenomenológica

Autores

  • William Figueiredo Universidade Federal de Uberlândia
  • Tommy Akira Goto Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.37067/rpfc.v11i2.1114

Palavras-chave:

Hermenêutica, Fenomenologia, Identidade Narrativa, Psicopatologia, Ipseidade e Mesmidade

Resumo

Analisamos neste artigo a aplicação do conceito de Ipseidade utilizado pelo filósofo francês Paul Ricoeur na clínica fenomenológica, como ferramenta de diagnóstico assim como estratégias de acompanhamento do paciente em psicopatologia e análise existencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

William Figueiredo, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutor pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em Ciências da Religião (UMESP), especialista em Psicopatologia Fenomenológica e Bem-estar Social (FCMSCSP). Psicanalista (IBPC), licenciado em Filosofia (UMESP). Professor Convidado da Especialização em Filosofia da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. Diretor do Instituto Inatekié

Tommy Akira Goto, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto III da Pós-Graduação em Filosofia e da Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Doutor em Psicologia como Profissão e Ciência pela PUC-Campinas (2007), Mestre em Filosofia e Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e Graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1998). Membro do GT de Fenomenologia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF); Membro do GT de “Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). É vice-presidente fundador da Associação Brasileira de Psicologia Fenomenológica, Membro-colaborador do Círculo Latinoamericano de Fenomenologia (CLAFEN), Membro Ordinário da “Asociación Internacional de Fenomenología y Ciencia Cognitiva” e Membro-assistente da Sociedad Iberoamericana de Estudios Heideggerianos SIEH e membro da Asociación Latinoamericana de Psicologia Existencial (ALPE).

Downloads

Publicado

2022-11-29

Edição

Seção

Artigo original