Temporalidade Pós-Moderna

o Tempo, o Ser e o Adoecimento Ontológico

Autores

  • Luana Flausino Dardis Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos
  • Adonis da Silva Tomé

DOI:

https://doi.org/10.37067/rpfc.v11i2.1120

Palavras-chave:

Fenomenologia, Ser, Temporalidade, Adoecimento, Pós-Modernidade

Resumo

Este trabalho objetiva investigar a temporalidade no que tange ao adoecimento psíquico pós-moderno, através de um olhar fenomenológico. Para isso, buscou-se compreender, através de uma revisão bibliográfica narrativa, como estão construídos esses conceitos, a fim de visualizar como podem interligar-se. O percurso evidenciou que a pós-modernidade reúne características modificadoras da experiência de tempo, por meio de uma aceleração imparável que acentua um desassossego epocal descrito como adoecimento psíquico. A fenomenologia-existencial sugere que se coloque em suspensão esses rótulos para pensar os modos de ser enquanto denúncia e possibilidade, haja vista que, nessa perspectiva, o adoecimento diz respeito a uma parada no ritmo do cotidiano, propiciando uma abertura sustentada na ideia de que o problema não reside no adoecimento e sim no enrijecimento dele como única possibilidade de existir, tirando a liberdade do Ser. Ao cuidado terapêutico, caberia acolher a angústia livre de rótulos para não repetir a lógica do sofrimento.

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Biografia do Autor

Luana Flausino Dardis, Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos

Estudante do curso de Psicologia nas Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Adonis da Silva Tomé

Psicólogo e pós-graduado em psicopatologia fenomenológica pela Santa Casa de São Paulo. Atualmente é professor-assistente da Universidade Paulista (UNIP), mestrando em educação pela UNICID e pós especializando pelo International MetaMasters in Phenomenology and Values-based Clinical Care. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, saúde mental e educação.

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Publicado

2022-11-29

Edição

Seção

Artigo de revisão