Releitura da teoria rogeriana da personalidade sobre os fenômenos da autoimagem corporal e autoestima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37067/rpfc.v12i1.1128

Palavras-chave:

Carl Rogers, imagem corporal, personalidade, terapia centrada no cliente

Resumo

Carl Rogers desenvolveu uma teoria da personalidade que pode servir como lente para entendermos diversos fenômenos clínicos. Considerando pesquisas que correlacionam os problemas de autoimagem corporal e autoestima, este artigo objetiva realizar uma releitura da teoria rogeriana da personalidade sobre esses fenômenos. Nesse sentido, apresentam-se os aspectos que: (1) organizam a personalidade pelas relações entre experiência, consciência, campo fenomenológico, comportamento, self (real e ideal), tendência à autorrealização, autoimagem e autoestima; (2) desorganizam a personalidade e geram problemas de autoimagem e autoestima, a partir de reações a ameaça, avaliações condicionais, regulações em função do self ideal, incongruências e desajustamento psicológico; (3) reorganizam a personalidade em uma autoimagem e autoestima baseadas nas experiências organísmicas diretas, regulações em função de um self real atrelado à tendência à autorrealização, e expressas por um funcionamento pleno, abertura à experiência e processo de ser o que se é. Conclui-se, por fim, apontando para estudos empíricos sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Clara Silva Lima, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga com Graduação e Mestrado em Psicologia pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia.

Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal do Ceará

Docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Professor Permanente Externo do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (Mestrado Profissional) da Universidade Federal da Bahia. Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista. 

Downloads

Publicado

2023-06-01

Edição

Seção

Artigo de revisão